O que é Backlink?
Os links de retorno ou Backlinks são links existentes em uma página web que conectam a outra página na internet.
Indicando que o conteúdo linkado é muito relevante e valioso, atraindo assim cada vez mais visitantes para o seu site.
Por exemplo, um site Y contém um link em sua página que leva para outra página web no site Z, então podemos afirmar que o site Y criou um backlink para o site Z.
Os Backlinks procuram melhorar a visibilidade e o posicionamento de um site nos resultados das pesquisas na internet.
Indicando que um site tem autoridade e relevância para os motores de busca na internet, bem como o Google, Bing, Yahoo, Youtube, etc.
Tipos de Backlinks
Em uma estratégia de SEO, cada tipo de backlink possui sua importância, sendo assim a qualidade e a relevância são mais importantes que a quantidade. Alguns dos principais tipos são:
- DoFollow: estes são os mais desejados para fins de SEO, eles transmitem autoridade para o site de destino;
- NoFollow: podem ser úteis para gerar e aumentar o volume de tráfego para um site, porém sem transmitir autoridade para o mesmo;
- Contextual: são os que aparecem de maneira natural e relevante inseridos dentro do conteúdo de um artigo no site;
- Internos: também chamados de links internos, estes são links que levam de uma página para outra dentro do mesmo site, ajudando os visitantes a serem guiados pelo site;
- Domínios de Alta Autoridade: bastante valiosos para SEO, são os enviados por sites de elevada autoridade, bem como sites governamentais, universidades e grandes empresas de comunicação;
- Naturais: por meio da produção de conteúdo relevante e de qualidade, estes são obtidos de forma orgânica na web, ou seja, gratuita sem custo algum;
- Artificiais: são obtidos via compra de links ou link Building artificiais usando técnicas black hat de SEO;
- De Fóruns e Comentários: estes normalmente são de baixa qualidade, onde um link para o seu site é inserido nos comentários de fóruns de discussão e em blogs.
Backlink de qualidade
Para os mecanismos de busca como o Bing e o Google, por exemplo, a qualidade de um backlink pode ajudar de forma considerável o resultado nas pesquisas do buscador, aumentando a visibilidade e atraindo mais tráfego para o seu site.
Sendo assim, um elemento importante para estratégias de SEO, a qualidade do backlink ajuda consideravelmente um site a conseguir:
- Atrair mais tráfego qualificado;
- Aumentar sua autoridade na internet;
- Melhorar o seu posicionamento no ranking de buscas.
Para ser considerado de qualidade, um backlink precisa atender a alguns critérios:
- Autoridade de domínio: são aqueles enviados por domínios de sites de elevada reputação, bem como governamental, de notícias ou educacional.
- Conteúdo relevante: de preferência, o site que está direcionando tráfego para sua página deve ser relevante ao seu nicho ou conteúdo.
- Posicionamento e contexto: os links que estão em um artigo são mais valiosos do que aqueles que se encontram em rodapés ou nos comentários.
- Texto âncora: é um link clicável inserido no texto âncora e este precisa ser natural e relevante ao conteúdo.
- Diversidade: receber links de diversos domínios é um sinal positivo indicando que seu conteúdo é de qualidade. Vários links de um mesmo domínio podem indicar manipulação ou link artificial.
- De mesmo idioma ou semelhante: links enviados de sites com o mesmo idioma ou mesma região geográfica geralmente são mais relevantes.
- Orgânicos ou naturais: são aqueles obtidos de forma espontânea e normalmente são mais valorizados pelos motores de busca.
- Sites livres de Spam: um link de qualidade deve ter origem em um site que segue as boas práticas e uma classificação positiva nos motores de busca.

Comprar Backlinks
A compra de links ou backlinks pagos não é uma prática recomendada que pode, a longo prazo, ser prejudicial ao site, trazendo mais problemas do que benefícios.
Veja abaixo algumas razões para não comprar links:
- Restrições do Google: o Google pode aplicar penalizações a um site, excluindo-o mesmo dos resultados de busca ou até banir completamente o seu site.
- Baixa qualidade: links de baixa qualidade fornecidos por redes artificiais que usam técnicas de SEO black hat, podem prejudicar a reputação de um site.
- Resultados temporários: os links de baixa qualidade podem ser facilmente identificados e removidos pelo Google, mesmo que ocorra uma melhora temporária no ranking de buscas.
- Falta de relevância: a compra de links de sites sem relevância para o seu nicho não traz benefício algum para o seu site.
A compra de backlinks pode parecer vantajosa para melhoria de SEO de um site, porém, a curto prazo, os possíveis benefícios não compensam os riscos envolvidos.
Backlink Web
A princípio, os motores de busca se baseiam na qualidade e quantidade de backlinks como fator importante para determinar a relevância e autoridade de um site.
Na internet, um backlink web se refere a um link que direciona tráfego para um determinado site e estes também são chamados de links de entrada (inbound links) ou links de chegada (incoming links).
Quanto maior o número de backlinks um site possuir na internet, maior será sua visibilidade e consequentemente maiores serão as chances de receber mais links.