Ilustração da linguagem de programação Javascript em um monitor.

JAVASCRIPT

O que é JavaScript?

Também conhecido por JS, o JavaScript é uma linguagem de programação de alto nível, ou seja, não necessita de um compilador para traduzir para linguagem de máquina, muito usada em desenvolvimento de páginas web.

É uma linguagem versátil e foi criada para funcionar do lado do cliente (client-side), ou seja, nos navegadores web e que, em conjunto com as linguagens HTML e CSS, permitem a criação de páginas web interativas e dinâmicas que tornam a experiência do usuário muito mais agradável.

Portanto com esta linguagem é possível criar aplicações, sistemas, páginas dinâmicas, mapas interativos, gráficos, aplicativo para dispositivos móveis, animações e games.

O JS também é utilizado em outras plataformas fora do navegador, como servidores (Node.js), aplicativos para desktop e aplicativos para dispositivos móveis.

Criado por Brendan Eich em 1995, que na época trabalhava na empresa Netscape Communications Corporation.

No início, o JavaScript era chamado de Livescript e logo depois recebeu o nome de JavaScript por influência de outra linguagem muito famosa na época, que no caso era a linguagem Java.

Em 1997, a Ecma Internacional padronizou o JS, onde a especificação ECMAScript é a base das versões modernas do JavaScript.

O JavaScript foi projetado para acrescentar novas funcionalidades às páginas web, no entanto com o passar do tempo, o JS evoluiu e se transformou em uma linguagem de programação completa.

Brendan ficou encarregado de desenvolver uma linguagem de script que pudesse ser executada no Netscape Navigator 2.0, um dos primeiros navegadores da internet.

Bibliotecas Disponíveis

Uma biblioteca de JavaScript é um conjunto de códigos reutilizáveis que disponibilizam funcionalidades prontas que facilitam e agilizam o desenvolvimento de aplicações web, economizando assim tempo e esforço.

Características da biblioteca JS:

  • Reutilizáveis: são projetadas para serem reutilizadas em diversos projetos, evitando que os desenvolvedores reescrevam o mesmo código repetidamente.
  • Modular: permitem que sejam importadas apenas as funções e funcionalidades que realmente são necessárias.
  • Confiáveis: geralmente as bibliotecas JS são desenvolvidas por profissionais experientes e qualificados que passam por testes rigorosos de confiabilidade e robustez.
  • Facilidade de desenvolvimento: fornecem soluções prontas para tarefas comuns em desenvolvimento web bem como manipulação DOM, requisições Ajax, criação de interfaces, validação de dados, tratamento de eventos, entre outras.

Desenvolverdor Full Stack

Um desenvolvedor Full Stack JavaScript é um profissional que possui uma grande habilidade para construir aplicações web complexas, tanto em front-end (HTML, CSS, JavaScript, React, Angular e Vue.js), bem como em back-end (Node.js, banco de dados, APIs e Arquitetura de software).

Existem vários benefícios de ser um desenvolvedor Full-Stack JavaScript como, mercado em constante crescimento e necessidade de profissionais qualificados, salários atrativos para desenvolvedores JavaScript.

A princípio as empresas buscam por desenvolvedores JS devido a sua versatilidade em trabalhar tanto no lado back-end como também no lado front-end.

Além de diversas oportunidades de carreira profissional que vão de startups até grandes empresas de tecnologia no Brasil e no mundo.

JavaScript para Back-end

Com o surgimento do Node.js o desenvolvimento back-end em JavaScript passou a ser uma realidade viável e atraente para diversos projetos trazendo vantagens tais como:

  • Agilidade na criação de protótipos e de novas funcionalidades;
  • Reutilização de código;
  • Diversas bibliotecas disponíveis que auxiliam no desenvolvimento;
  • Facilidade de profissionais experientes;
  • Aprendizagem simplificada em uma única linguagem front-end e back-end.

Frameworks Javascript

Existem duas categorias de frameworks JavaScript:

  • Frameworks front-end: os frameworks React, Angular e Vue.js servem para construir a interface e a experiência do usuário em aplicações web fornecendo códigos pré-escrito e ferramentas que tornam mais fácil e rápido o desenvolvimento.
  • Frameworks back-end: os frameworks Express.js, Koa.js e Hapi.js servem para construir a lógica do servidor de um aplicativo web fornecendo ferramentas para realizar tarefas bem como interação com banco de dados, processamento de dados e encaminhamentos.

O que é Javascript Online?

JavaScript Online refere-se ao uso do JS, diretamente em plataformas ou ferramentas disponíveis na internet sem a necessidade de instalar o software localmente para criar páginas web interativas.

Alguns recursos online para utilização do JavaScript:

  • Editores de Código Online: permitem escrever, editar e executar códigos JS diretamente no navegador. São editores online por exemplo o CodePen, JSFiddle e JSBin.
  • Ambientes de Desenvolvimento Online: permitem criar projetos Javascript completos com suporte a frameworks e bibliotecas sem precisar efetuar configuração local. Por exemplo o Glitch, Repl.it e StackBlitz.
  • Execução de JavaScript em Páginas Web: o JS é executado diretamente em páginas web adicionando interatividade, manipulando o DOM (Document Object Model), enviando e recebendo dados de servidores e criando experiência do usuário dinâmica.
  • Cursos e Tutoriais Online: diversos sites educacionais oferecem vários cursos online de Javascript integrados a prática imediata. Dessa maneira o Codecademy, freeCodeCamp, e Khan Academy são alguns sites de cursos online.
  • APIs e Serviços Online: Vários serviços online permitem que você utilize JavaScript para interagir com suas APIs. Por exemplo o Google Maps API, Firebase, e muitas outras que fornecem funcionalidades que podem ser integradas diretamente em aplicações web.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *