O que é PHP?
PHP é uma linguagem de programação para desenvolvimento web que provem a conexão entre o servidor e a interface do usuário.
Atuando no lado do servidor, o que significa que o código PHP é executado no servidor web antes de ser apresentado ao navegador (browser), no lado do usuário.
Esta é uma linguagem de script muito utilizada para desenvolvimento de sites rápidos e dinâmicos e sua aplicação é simplificada para automatizar tarefas com diminuição do tempo de resposta das páginas.
A facilidade de aprendizagem, fácil utilização, grande comunidade desenvolvedores, disponibilidade de recursos e documentação são fatores que tornam esta linguagem muito popular.
Atualmente, a sigla PHP se refere a “Hipertext Preprocessor” (Pré-processador de Hipertexto), porém, foi inicialmente chamada de “Personal Home Page” (Página Pessoal) .
Criada no início dos anos 1990 por um programador chamado Rasmus Lerdorf, sendo a primeira versão lançada em 1995.
O PHP é uma linguagem de programação que está entre as 10 linguagens mais utilizadas na atualidade e suas aplicações mais comuns são:
- desenvolvimento de sites dinâmicos;
- criação de plugins para WordPress;
- aplicações para a internet;
- criação de e-commerce;
- sistemas para web.
Frameworks
Frameworks são ferramentas essenciais que fornecem um conjunto de bibliotecas de códigos pré-escritos que simplificam o processo de desenvolvimento web reduzindo a quantidade de códigos que precisam ser escritos.
Alguns dos principais Frameworks mais populares e disponíveis são:
- Laravel;
- Zend;
- Symfony;
- Phalcon;
- Cake PHP;
- Codelgniter.
Cada qual com suas características e vantagens. Dessa forma, os frameworks ajudam a tornar as aplicações mais seguras seguindo as melhores práticas de códificação.
A escolha do Framework correto depende de fatores como, experiência do programador, das necessidades de cada projeto e de outros fatores.
A utilização de Frameworks traz alguns benefícios como, maior velocidade no desenvolvimento da aplicação, melhoramento na organização do código, possibilidade de reutilização do código, segurança aprimorada e ampla comunidade de desenvolvedores.
Principais Características
Entre as principais características desta linguagem podemos destacar algumas como:
- Linguagem de fácil utilização e aprendizagem;
- Software de código aberto (open source) livre para uso e distribuição;
- Alta capacidade de integração com outras linguagens como, JavaScript, CSS e HTML,
- Ampla e participativa comunidade de desenvolvedores e fornecimento constante de atualizações;
- Multiplataforma, que roda em varios sistemas operacionais como, Windows, Linux e MacOS;
- Compatibilidade com os principais bancos de dados como, Mysql, Oracle, Sybase, Interbase, PostgreSQL, Microsoft SQL Server e SQlite;
- Quantidade considerada de frameworks e bibliotecas disponíveis para uso.
- Ferramenta ideal para criar páginas web dinâmicas e interativas
- Linguagem de script orientada a objetos.
PHP Online
Também conhecido como compilador online, se refere à execução de um código PHP em um servidor remoto. Portanto, sem a necessidade de instalação ou configuração do programa em um computador local.
O compilador online é uma ferramenta que permite a edição de um código PHP e a visualização do resultado diretamente no navegador (browser) do usuário.
Você pode usar gratuitamente o compilador online do OneCompiler para escrever, executar e compartilhar seus códigos. É um compilador simples de de fácil uso e com muitos recursos para a linguagem e que já roda nas versões atuais .
Programador PHP
É o profissional responsável pelo desenvolvimento de aplicações utilizando a linguagem PHP , além de, também realizar a manutenção em sistemas como: correção de bugs, instalação de novas funcionalidades e otimização de desempenho dos servidores.
Algumas Versões
O PHP é uma linguagem bastante utilizada nos sites que utilizam a programação do lado do servidor, esta linguagem possui diversas versões desde a sua criação. As versões mais antigas são:
As versões listadas abaixo desta linguagem já não têm ou deixarão de ter suporte ativo de segurança.
Versão 5; Versão 7.0; Versão 7.1; Versão 7.2; Versão7.3; Versão 7.4 .
Já as versões PHP 8.0; PHP 8.1 e PHP 8.2 já contam com melhorias significativas de segurança.