O que é Hardware?
Hardware é uma palavra de origem inglesa que se refere a toda parte física e tangível que compõe um sistema de processamento de dados, ou seja, um computador, tablet ou smartphone.
Um computador é formado por diversos componentes eletrônicos que exercem importantes tarefas para o seu desempenho e correto funcionamento, bem como, placa mãe, memória RAM, unidade central de processamento (CPU), disco rígido (HD), gabinete, monitor de vídeo, teclado, mouse, fonte de alimentação e caixas de som.
Dentre outros dispositivos que permitem a execução de várias atividades como, acessar a internet, imprimir arquivos, ouvir músicas, gravar vídeos, digitalizar documentos, etc.
No entanto, para que um computador funcione bem é necessário um Software conhecido como Sistema Operacional responsável pela interface entre o usuário e o hardware.
Hardware Interno e Hardware Externo
O Hardware pode ser dividido em duas categorias:
Hardwares Interno
Refere-se aos componentes eletrônicos localizados internamente em um computador, essenciais para o funcionamento do dispositivo e suas operações, bem como:
- Placa mãe;
- Memória RAM;
- Unidade central de processamento (CPU);
- Disco rígido (HD);
- Fonte de alimentação;
- Leitores de cartão;
- Drive de cd-rom;
- entre outros.
Hardwares Externo
Refere-se aos componentes conectados na parte de fora do gabinete de um computador que agregam funções complementares ao dispositivo, bem como:
- Gabinete;
- Monitor;
- Teclado;
- Mouse;
- Impressoras;
- Scanners;
- Fones de ouvido;
- Webcam;
- entre outros.
Também denominados de periféricos, os hardwares externos se conectam ao dispositivo principal por meio de portas, cabos e interfaces específicas como usb, hdmi, vga, display port, saída de áudio P2, dentre outros.
Tipos Existentes
Os hardwares podem ser classificados em diferentes tipos conforme sua função específica, são eles:
- Hardware de Entrada: É um dispositivo externo conectado ao computador para desempenhar novas funções que permitem a comunicação do usuário com o computador, por exemplo mouse, teclado, tela touch screen e microfone.
- Hardware de Saída: tem a função de exibir as informações processadas pelo dispositivos internos de forma compreensível para o usuário, como recursos audiovisuais e documentos impressos. Por exemplo: caixas de som, impressoras, fones de ouvido e monitor de computador ou também chamado de monitor de vídeo.
- Hardware de Processamento: é responsável por executar tarefas e operações que viabilize o funcionamento de um computador. Os principais componentes desse tipo de equipamento são a CPU (Central Processing Unit), placa de som, fonte de energia e a GPU (Graphics Processing Unit).
- Hardware de Armazenamento: corresponde a todo dispositivo capaz de armazenar informações de forma permanente ou temporária, diretamente do computador para posterior consulta ou uso, como disco rígido (HD), pendrive, HD externo, HD SSD, DVD, CD-ROM, memória ROM e memória RAM.
- Hardware de Entrada e Saída: são dispositivos que desempenham as duas funções uma vez que, enviam e recebem dados do processador para estabelecer uma comunicação interna ou externa. Alguns exemplos são: impressora multifuncional, pendrive, monitor touch, headset, dentre outros.

Áreas de Aplicação
A princípio no mundo moderno o hardware é utilizado em diferentes setores de atuação, podendo ser encontrado em uma grande variedade de dispositivos e produtos.
Hardware de computadores são usados para processamento de texto, navegar na internet, executar jogos, editar vídeos, entre outras.
Composto por diferentes componentes eletrônicos, bem como CPU, memória RAM, disco rígido (HD), placa de rede, placa mãe, etc.
Hardware de eletrodomésticos, realizam uma variedade de tarefas conforme função específica, como refrigerar alimentos, cozinhar comida e lavar roupas.
Hardware de equipamentos médicos, como máquinas de raios-x, ressonância magnética e tomógrafo computadorizado. É usado para diagnosticar e tratar doenças e também realizar cirurgias.
Hardware de equipamentos industriais, tais como robôs, máquinas-ferramenta e sistemas de transporte.
Este é utilizado para fabricação de produtos, para transportar materiais e operação de máquinas.
Hardware de satélite é usado em diversos tipos de satélites como de comunicação, de observação e de navegação.
É usado para transmitir comunicação, registrar imagens da Terra e fornecer informações de navegação.
Desenvolvedor de Hardware
Atualmente com o avanço da tecnologia, os dispositivos ficam cada vez mais eficientes e inovadores, necessitando de um profissional bastante qualificado, que no caso é o Desenvolvedor de Hardware.
No entanto este profissional precisa ter um conjunto de habilidades e um bom conhecimentos nas áreas de eletrônica, lógica, programação e matemática.
É o profissional responsável por projetar circuitos eletrônicos, desenvolver circuitos impressos, dimensionar componentes eletrônicos, testar o funcionamento do equipamento além disso resolver problemas de funcionamento.
No entanto, caso você tenha interesse em saber ainda mais sobre o tema, recomendamos que visite o site oficial do Clube do Hardware, onde se encontram disponíveis diversos conteúdos em fóruns, artigos, livros e cursos.