Ilustração que contém diversas logomarcas dos softwares mais conhecidos.

SOFTWARE

O que é Software?

Software é um termo técnico que se refere a toda parte lógica de um dispositivo computacional bem como Smartphones, Tablets, Computadores, Celulares, entre outros dispositivos, capaz de processar informações e realizar tarefas específicas.

O software é criado por meio de uma ou mais linguagens de programação que executam uma série de instruções (comandos). Dessa forma o Python, Java, Assembly, C++ e PHP são alguns exemplos de linguagens de programação.

O Sistema Operacional é o principal software existente em um dispositivo eletrônico, pois ele é a base para o funcionamento de outros softwares como, Drivers, Aplicativos, Firmwares, Jogos, editor de imagens, editor de texto e diversos outros sistemas.

Qual a função de um Software?

O Software tem a função de possibilitar o funcionamento de um computador ou outro dispositivo eletrônico, na inicialização de periféricos e na execução de diversas tarefas bem como, editar um texto, navegar na internet, editar imagens, enviar mensagens, efetuar cálculos matemáticos, dentre outras tarefas.

Os softwares estão presentes cada vez mais em diversos setores da sociedade, impactando positivamente áreas como educação, saúde, negócios, entretenimento, comunicação e produtividade.

Tipos de Existentes

Os softwares podem ser classificados em três tipos diferentes que possuem instruções específicas conforme sua finalidade.

  • Software de Sistema: São conjuntos de programas que controlam e realizam a interface entre o Hardware e o usuário de um dispositivo (computador, tablet, notebook, celular, etc.) e servem de suporte para o funcionamento de outros softwares.

O Windows, Linux, iOS, Android, drivers de hardware, Unix, dentre outros são alguns exemplos de softwares de sistema.

  • Softwares de Aplicação: São softwares desenvolvidos por linguagens de programação que executam funções ou tarefas específicas para atender as diversas necessidades dos usuários. Portanto é a parte visível, onde os usuários interagem diretamente com os softwares.

Por exemplo: pacote Office, navegadores web, games, editores de vídeos e fotos, aplicativos para redes sociais, gerenciador de correio eletrônico (e-mail), antivírus, banco de dados, calculadora, dentre outros.

  • Softwares de Programação: São softwares utilizados para o desenvolvimento de sistemas e aplicativos através do uso de linguagens de programação, porém, necessitam de um bom conhecimento técnico para o uso das linguagens existentes atualmente.

Alguns exemplos: Python, C++, Java, Assembly, Javascript, PHP, My SQL, Ruby, Visual Basic, dentre outras.

Principais Categorias

Os softwares variam de formas, distribuição e funcionalidades conforme categorias existentes:

  • Software Proprietário: necessita de aquisição de licença para modificar e/ou distribuir o código-fonte. Alguns exemplos são o Windows, Photoshop e AutoCAD.
  • Software Livre: são programas que possuem o código-fonte acessível para ser executado, copiado, modificado e distribuído por exemplo GNU/Linux, Mozilla Firefox e Python.
  • Software Freeware: são programas fornecidos gratuitamente ao usuário para instalação e utilização, podendo ter também uma versão paga (Premium). são exemplos o CCleaner, Instagram e Avast Free Antivírus.
  • Software Shareware, são softwares distribuídos gratuitamente para os usuários para avaliação e normalmente com um período determinado para o acesso, após o prazo necessita-se pagar pela licença de uso.

Características do Software

Os Softwares possuem características próprias, vejamos algumas delas na lista abaixo:

  • Intangível: é o que não possui forma física, ele é um produto digital.
  • Armazenável: é aquele que pode ser armazenado em um dispositivo físico como um disco rígido (HD), pendrives, etc.
  • Adaptável: é o que pode ser alterado para implementar melhorias, para correção de falhas e se adaptar a novas tecnologias.
  • Flexível: aquele pode ser adaptado para atender às necessidades específicas do usuário por meio de alterações de configuração.
  • Programável: que é criado por profissionais qualificados que usam linguagens específicas de programação. Estes profissionais também são conhecidos por programadores ou desenvolvedores de softwares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *