O que é VoIP?
VoIP é a tecnologia que transforma voz em dados digitais e que utiliza a internet para realizar a transmissão de chamadas telefônicas.
O que significa VoIP? A princípio a sigla significa “Voice Over Internet Protocol” (voz sobre protocolo de Internet).
Telefonia IP ou Voz sobre IP é uma tecnologia amplamente utilizada em empresas, residências, teletrabalho e aplicativos de mensagens devido ao seu baixo custo, flexibilidade e funcionalidades especiais.
Equipamentos Usados
Para realizar chamadas de voz e outros serviços de comunicação, o Telefone VoIP ou Telefone IP, ao invés de usar linhas telefônicas analógicas tradicionais, utiliza um dispositivo conectado à internet, bem como:
– Computadores e Smartphones: funcionam com a utilização de um software (softphone) para VoIP instalado no dispositivo;
– Telefones IP: dispositivos projetados para uso de VoIP que possuem funções avançadas de conferência e redirecionamento de chamadas;
– Adaptadores de aparelhos analógicos para VoIP: permitem a conexão de aparelhos telefônicos convencionais a uma rede IP, convertendo sinais analógicos em digitais;
– Gateways VoIP: é o equipamento que faz a conexão entre a rede VoIP e a rede analógica convencional (PSTN).
– PBX IP (Private Branch Exchange): geralmente implementada em ambientes corporativos como rede privada de comunicação. Trata-se de uma central telefônica baseada em Voz sobre IP.
Protocolos utilizados na Telefonia IP
Os protocolos garantem o correto envio e recebimento das chamadas de voz e vídeo com qualidade, segurança e bastante confiável.
Sendo assim, são a base da comunicação VoIP e os principais protocolos utilizados são:
Protocolos de Sinalização
– SIP (Session Initiation Protocol): responsável por iniciar, manter e finalizar a comunicação VoIP;
– H.323: protocolo padrão para chamada de voz e videoconferência;
– MGCP (Media Gateway Control Protocol): usado para controle de gateway de mídia que conecta a rede VoIP com a rede PSTN;
Protocolos de Transporte de Mídia
– RTP (Real-time Transport Protocol) – transmite áudio e vídeo em tempo real;
– RTCP (Real-time Transport Control Protocol) – controla a qualidade da transmissão;
– SRTP (Secure Real-Time Transport Protocol) – versão segura do protocolo RTP;
– IAX (Inter-Asterisk eXchange): criado para gerenciar conexões VoIP entre os servidores Asterisk.
Protocolos de Controle
– SDP (Session Description Protocol) – descreve parâmetros de chamadas;
– DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) – fornece automaticamente um endereço IP;
– DNS (Domain Name System) – converte nomes de domínio em endereços IP.
Protocolos de Segurança
– TLS (Transport Layer Security) – criptografia de dados;
– SSL (Secure Sockets Layer) – criptografia de dados;
– AES (Advanced Encryption Standard) – criptografia de áudio e vídeo.
Aplicações de Telefonia VoIP
A telefonia IP é uma tecnologia que possibilita a conexão de chamadas de voz e vídeo pela internet ao invés do uso de linhas telefônicas tradicionais. Por exemplo, segue abaixo alguns dos serviços de telefonia IP:
– Skype;
– Whatsapp;
– Zoom;
– Facebook Messeger;
– Microsoft Teams;
– Google Hanouts;
– Google Meet.
Funcionamento básico do VoIP
O VoIP converte voz em pacotes de dados digitais que podem ser transmitidos pela internet em tempo real, permitindo a comunicação instantânea.
Permitindo assim realizar chamadas locais, nacionais e internacionais a um menor custo em relação às tarifas tradicionais.
No entanto, estas chamadas podem ser efetuadas por meio de um Telefone IP, Computador ou Smartphone.
Passo a passo do processo de funcionamento:
1. O usuário A inicia uma chamada por meio de telefone IP ou Softphone;
2. O sinal de chamada é enviado ao servidor de VoIP;
1. O servidor VoIP autêntica e permite o envio da chamada;
2. A chamada é encaminhada até o gateway VoIP;
3. O gateway VoIP conecta ao destino (PSTN ou outra rede VoIP);
4. A rede de transporte (internet) transmite os pacotes de dados (voz);
5. O gateway VoIP no destino recebe os pacotes de dados e converte os dados em sinal de voz;
6. O usuário B recebe a chamada no telefone IP ou aparelho convencional (analógico).

Compatibilidade Multidispositivo
O VoIP é compatível com diversos tipos e modelos de dispositivos. Sendo assim isso envolve os telefones fixos, smartphones, tablets e computadores.
Enfim, essa flexibilidade possibilita que os usuários possam escolher como preferem se comunicar.
Os aplicativos de VoIP são bastante populares e estão disponíveis para download em várias plataformas, portanto significa que as chamadas podem ser realizadas de qualquer lugar com acesso à internet.
A compatibilidade multidispositivos facilita a integração em ambientes corporativos. Assim, equipes podem se comunicar de maneira mais eficiente, independentemente de onde estejam localizadas.
Codificação de Voz
A codificação de voz é um processo fundamental para a telefonia IP. Este processo transforma a voz em um dado (informação) digital que pode ser facilmente transmitido.
Atualmente existem vários tipos de codecs disponíveis para uso, cada qual com suas vantagens e desvantagens.
Dessa forma a escolha certa do codec pode influenciar diretamente a clareza da chamada e o consumo de dados.
Por exemplo, os codecs G.711 e G.729 são alguns dos mais comuns. O G.711 oferece melhor qualidade de som, enquanto o G.729 usa menos largura de banda.
Além disso, a codificação pode afetar o tempo de latência. Portanto, a seleção do codec apropriado é vital para garantir chamadas claras e eficazes.
Telefone IP
Um telefone IP é um aparelho fixo bastante parecido com telefone analógico convencional onde a transmissão de dados em voz é a sua principal função.
A princípio no mercado existem diversos fabricantes de telefones IP alguns dos mais conhecidos incluem a Intelbrás e a Yealink.
Com portifólios completo de aparelhos que atendem às necessidades de comunicação de clintes com orçamentos e tamanhos diferentes.